Jato de tinta ou Laser?

Como escolher a impressora certa.

Saiba como escolher uma impressora mais adequada ás suas necessidades, para que obtenha a melhor poupança e o melhor desempenho.

Quantas vezes já se questionou sobre isto?

Escolher certo no momento da compra, vai ajudar a ter um custo mais controlado e uma melhor eficiência nos consumíveis.

Quando compra uma impressora também deve ter em conta outros custos, como os toners ou tinteiros. Sejam da marca, compatíveis ou recarregáveis, há várias opções para cada caso. Saiba como escolher.

Os consumíveis para a impressora podem sair caro, sobretudo se forem originais da marca do equipamento. Dependendo das impressoras, um conjunto de tinteiros originais para um modelo básico de impressora multifuncional pode custar tanto, ou até mais, do que o próprio aparelho. Ao longo do tempo, a tinta ou toner são certamente o custo que prevalece sobre todos os outros. Por esta razão, faz todo o sentido escolher uma impressora com base neste custo, nomeadamente o custo de impressão por página.

Qual a impressora certa que devo escolher?

Para fazer a escolha mais acertada da impressora, ou qual o tinteiro ou toner a comprar, tenha em atenção as seguintes necessidades:

  • O volume de impressão que pensa precisar imprimir;
  • Qual o real objetivo de uso da impressora;
  • Imprime muito, pouco, ou é apenas para uso esporádico;
  • O objetivo final é de grande qualidade ou apenas registo;
  • Economizar no custo dos consumíveis de impressão.

Existem no mercado muitas opções de impressoras, a escolha mais acertada, será adquirir a que mais se adequa ao trabalho que vai desempenhar com o equipamento.
É por esse motivo que deve ponderar antes de comprar, para que a sua escolha seja a mais acertada.

A escolha pode parecer confusa

Se a escolha está difícil de acontecer, então tenha em atenção que se imprime muito pouco (10 a 20 páginas por mês), não lhe compensa adquirir uma impressora EcoTank, por exemplo. Vai criar entupimento na cabeça de impressão ou defeitos na impressão. Justificaria antes uma impressora que apenas use dois tinteiros, um preto e um tricolor. A HP tem equipamentos com apenas dois cartuchos, mais adequados a quem tem pouca necessidade de impressão.

Se o objetivo final é um documento empresarial, tipo fatura ou declaração, que não se desbote com o tempo, ou até possa ficar sujeito a algum tipo de humidade. Então a escolha já pode ser equacionada com modelos a Laser, mais consistentes.
Os sistemas de impressão a Laser, usam na composição do toner resina, que quando submetida a alta temperatura como a fusão, fica estampada na folha de papel permanentemente.

Se o objetivo for a impressão de imagens a cores e com boa qualidade, tipo flyers, ou catálogos, então uma impressora Epson EcoTank será a opção mais acertada. Estes aparelhos são dedicados à produção de milhares de cópias, em que o custo por página é muito reduzido.

Se está a pensar numa impressora Laser a cores e o seu orçamento não tem limite, então poderá pensar nisso. Mas lembre-se que na hora de substituir os toners, vai ser arrepiante o custo dos consumíveis.

Como pode ver, existe uma escolha certa para cada tipo de utilização que vai atribuir ao equipamento, é desta forma que poderá rentabilizar melhor os seus recursos.

Publicado: 04 de Março, 2023

Autor e editor do conteúdo

Paulo Gouveia

Post Relacionados