Imagem do Post Problemas no cartucho de tinta HP

Vamos ajuda-lo a ultrapassar essa dificuldade!

Multifuncional HP Deskjet, Photosmart, Officejet, Envy ou Ink Advantage – A mensagem de erro “Problema no cartucho”, “Falha no cartucho de tinta”, “Cartuchos de tinta incompatíveis” ou “Cartucho faltando ou danificado” é exibida no painel de controle.

Sintoma

Após instalar um cartucho de tinta, a mensagem de erro “Problema no cartucho”, “Falha no cartucho de tinta”, “Cartuchos de tinta incompatíveis” ou “Cartucho faltando ou danificado” é exibida no painel de controle da impressora. É exibido um ícone no painel de controle indicando qual cartucho está causando o erro.

Antes de começar

 Importante: certifique-se de que os cartuchos sejam compatíveis com a sua impressora.

  • Visite no nosso site novamente em Loja.
  • Na pesquisa, indique o modelo da sua impressora, exemplo: “DeskJet 2630” ou simplesmente coloque o modelo do tinteiro, exemplo: “HP 304”, escolha de seguida o produto.
  • Se os tinteiros coincidirem com os que tem instalados na sua impressora, continue seguindo as soluções deste documento.
  • Se os cartuchos não coincidirem, adquira novos tinteiros na nossa Loja Online.

Solução 1: Remover, inspecionar e reinstalar os cartuchos

Siga estas etapas para se certificar de que os cartuchos estejam instalados corretamente.

OBSERVAÇÃO: 

Embora a HP não garanta a qualidade de cartuchos reenchidos, remanufaturados, recondicionados ou compatíveis, estes não vão afetar a sua impressora. Os tinteiros originais da HP garantem uma boa qualidade de impressão, mas os alternativos hoje também proporcionam boa qualidade e bom desempenho.

  1. Se a impressora estiver desligada, pressione o botão Liga/Desliga () para ligá-la.
  2. Abra a porta de acesso aos cartuchos. O carro de impressão se moverá para o centro da impressora. Para continuar, aguarde até que o carro fique inativo e em silêncio.

Figura : Abrir a porta de acesso aos cartuchos

  1. Pressione o cartucho para baixo para liberá-lo, depois puxe-o para fora do compartimento.

Figura : Remover o cartucho

   CUIDADO

Não toque nos contatos de cor cobre nem nos injetores de tinta. Isso pode resultar em obstruções, falhas de tinta (sujar as suas mãos com tinta) e conexões elétricas deficientes.

Figura : Não tocar nos contatos nem nos injetores

  1. Remova as fitas protetoras que ainda possam estar nos injetores.

  CUIDADO

Não tente remover a tira elétrica de cobre com os contactos elétricos do tinteiro, isso danificará o tinteiro permanentemente.

Figura : Remover a fita protetora dos injetores de tinta

  1. Segure o cartucho pelas laterais, com os injetores voltados para a impressora, e insira-o no compartimento. Certifique-se de que o cartucho seja inserido no compartimento correto.

Nota: o tinteiro colorido do lado esquerdo e o preto do lado direito.

Figura : Reinstalar o cartucho

  1. Pressione o cartucho para dentro do compartimento até que ele se encaixe corretamente (normalmente ouve-se um estalido quando fica totalmente encaixado).

Figura : Encaixar o cartucho corretamente

  1. Repita estas instruções para o outro cartucho de tinta, ou se necessário, para substituir qualquer um.
  2. Feche a porta de acesso aos cartuchos.

Figura : Fechar a porta de acesso aos cartuchos

  • Se estas etapas tiverem resolvido o problema, não será necessário continuar com a solução de problemas.
  • Se o problema persistir, passe para a próxima solução.

Solução 2: Reiniciar o multifuncional

Siga estas etapas para reiniciar a impressora.

  1. Com a impressora ligada, desconecte o cabo de power ou alimentação da parte traseira da impressora.
  2. Desconete o cabo de alimentação da tomada.
  3. Aguarde, pelo menos, 15 segundos.
  4. Recoloque o cabo de alimentação à tomada.
  5. Recoloque o cabo de alimentação à impressora.
  6. Ligue a impressora caso ela própria não se ligue automaticamente.
  • Se estas etapas tiverem resolvido o problema, não será necessário continuar com a solução de problemas.
  • Se o problema persistir, passe para a próxima solução.

Solução 3: Limpar os contatos do cartucho

Siga estas etapas para limpar os contatos do cartucho e do compartimento.

   CUIDADO

Limpe os cartuchos um por vez. Não deixe o cartucho fora da impressora por mais de 30 minutos.

  1. Reúna os seguintes materiais:
    • Cotonetes de algodão, um pano sem fiapos ou qualquer outro material macio que não se parta nem solte fibras (filtros de café são ótimos)
    • Água destilada, filtrada ou mineral (a água da torneira pode conter agentes contaminantes e calcário que podem danificar os cartuchos e oxidar os contactos elétricos)

  CUIDADO

De preferência pode usar álcool isopropílico para limpar os contactos do cartucho e da impressora. Não use outros produtos, poderão danificar o cartucho ou a impressora.

  1. Pressione o botão Liga/Desliga (On/Off) para ligar a impressora.
  2. Abra a porta de acesso aos cartuchos. O carro de impressão se moverá para o centro da impressora. Aguarde até que o carro fique inativo e em silêncio antes de continuar.

Figura : Abrir a porta de acesso aos cartuchos

  1. Desconete o cabo de alimentação da parte de trás da impressora.
  2. Pressione o cartucho para baixo para liberá-lo e puxe-o para fora do compartimento.

Figura : Remover o cartucho

   CUIDADO

Não tire os dois cartuchos ao mesmo tempo. Remova e limpe um cartucho por vez. Não deixe o cartucho fora da impressora por mais de 30 minutos.

  1. Segure o cartucho pelas laterais.

Figura : Segurar o cartucho pelas laterais

  1. Inspecione os contatos para ver se há resíduos de poeira ou resíduos de tinta.
  2. Limpe os contatos com um cotonete de algodão seco, ou então, outro material que não solte fiapos até que nenhum resíduo permaneça neles.

   CUIDADO:

Preste atenção para limpar somente os contatos. Cuidado para não sujar outras partes do cartucho com esses resíduos.

  1. Mergulhe um cotonete de algodão ou um pano sem fiapos em água destilada e retire o excesso de água.
  2. Limpe somente os contatos de cor cobre e deixe o cartucho secar por aproximadamente 10 minutos.

Figura : Limpar os contatos

  1. Contatos de cor cobre
  2. Injetores de tinta (não devem ser limpos)
  3. Umedeça levemente outro cotonete de algodão com água destilada e retire o excesso.
  4. Use o cotonete para limpar os contatos elétricos no carro de impressão, localizado dentro da impressora.
  5. Limpe os contatos no carro de impressão.

Figura : Contatos no carro de impressão

Deixe o cartucho em repouso por dez minutos para que a área limpa seque ou use outro cotonete para secá-la.

  1. Segure o cartucho pelas laterais, com os injetores voltados para a impressora, e insira-o no compartimento. Certifique-se de que o cartucho seja inserido no compartimento correto.

Figura : Inserir o cartucho no compartimento

  1. Pressione o cartucho para dentro do compartimento até que ele se encaixe corretamente (normalmente ouve-se um estalido quando fica totalmente encaixado).

Figura : Encaixar o cartucho corretamente

  1. Repita estas etapas para limpar e reinstalar os outros cartuchos.
  2. Feche a porta de acesso aos cartuchos.

Figura : Fechar a porta de acesso aos cartuchos

  1. Conectar o cabo de alimentação à parte de trás da impressora.
  2. Pressione o botão Liga/Desliga (On/Off) para ligar a impressora, caso ela não ligue automaticamente.
  • Se estas etapas tiverem resolvido o problema, não será necessário continuar com a solução de problemas.
  • Se o problema persistir, passe para a próxima solução.

Solução 4: Remover e reinstalar os cartuchos novamente

Repita as etapas realizadas anteriormente neste documento para remover e reinstalar os cartuchos identificados no painel de controle.

  • Se estas etapas tiverem resolvido o problema, não será necessário continuar com a solução de problemas.
  • Se o problema persistir, passe para a próxima solução.

Solução 5: Limpar os contatos do cartucho novamente

Limpar os contatos do cartucho mais uma vez pode ajudar a resolver o problema. Repita as etapas realizadas anteriormente neste documento para limpar os contatos dos cartuchos identificados no painel de controle.

  • Se estas etapas tiverem resolvido o problema, não será necessário continuar com a solução de problemas.
  • Se o problema persistir, passe para a próxima solução.

Solução 6: Substituir o cartucho

Siga estas instruções para substituir o(s) cartucho(s) indicado(s) no painel de controle da impressora.

OBSERVAÇÃO:

A aparência da impressora pode não ser exatamente como a do seu equipamento, mas as instruções são as mesmas, desde que a sua impressora use apenas dois cartuchos de tinta.

  1. Pressione o botão Liga/Desliga para ligar a impressora, caso ela ainda não esteja ligada.
  2. Coloque papel branco comum na bandeja de entrada.
  3. Abra a porta de acesso aos cartuchos. O carro de impressão se moverá para o centro da impressora. Para continuar, aguarde até que a impressora fique inativa e em silêncio.

Figura : Abrir a porta de acesso aos cartuchos

  1. Pressione levemente o cartucho para baixo para liberá-lo e puxe-o para fora do compartimento.

Figura : Remover o cartucho

CUIDADO:

Não toque nos contatos de cor cobre nem nos injetores de tinta. Isso pode resultar em obstruções, falhas de tinta (sujar as suas mãos) e conexões elétricas deficientes.

Figura : Não tocar nos contatos nem nos injetores

  1. Tire o cartucho novo da embalagem e puxe a aba rosa para remover a fita plástica.

Figura : Remover a fita plástica

  1. Segure o cartucho pelas laterais, com os injetores voltados para a impressora, e insira-o no compartimento. Certifique-se de que o cartucho seja inserido no compartimento correto.

Nota: o tinteiro colorido do lado esquerdo e o preto do lado direito.

Figura : Inserir corretamente o cartucho no compartimento

  1. Pressione o cartucho para dentro do compartimento até que ele se encaixe corretamente (normalmente ouve-se um estalido quando fica totalmente encaixado).

Figura : Encaixar o cartucho corretamente

  1. Repita essas instruções para substituir o outro cartucho, se necessário.
  2. Feche a porta de acesso aos cartuchos.

Figura : Fechar a porta de acesso aos cartuchos

  1. Siga as instruções exibidas na tela.
  2. Aguarde cerca de 30 segundos para que a página de alinhamento seja impressa automaticamente.

Figura : A página de alinhamento é impressa automaticamente após 30 ± segundos

OBSERVAÇÃO:

A impressora imprimirá automaticamente a página de alinhamento somente quando um cartucho novo for instalado ou se for diferente do que estava instalado.

  1. Não descarte a página de alinhamento ainda, coloque-a sobre o vidro do scanner e siga as instruções no display ou click na tecla de fotocópia a cores ou fotocópia a preto para digitalizar a página de alinhamento. Isto vai fazer com que a sua impressora não tenha que voltar a imprimir a página novamente, ou então, que ao dar ordem de impressão do seu PC, a impressão fique em espera até que o reconhecimento da página de alinhamento esteja concluído.
  • Se estas etapas tiverem resolvido o problema, não será necessário continuar com a solução de problemas.
  • Se o problema persistir, passe para a próxima solução.

Solução 7: Encaminhar o multifuncional à assistência técnica SmartPrinter

Se já tiver seguido todas as instruções anteriores, envie o seu equipamento HP à assistência técnica da Smart PRINTER.
Contactos e localização na nossa página Contactos.

A Smart PRINTER terá o maior prazer em o poder ajudar em todas as suas dúvidas ou em soluções que possam de algum modo trazer-lhe a solução para o problema que esteja tendo com o seu equipamento.

Publicado: 21 de Dezembro, 2019

Autor e editor do conteúdo

Paulo Gouveia

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